Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18266
Compartilhe esta página
Título: | Jogos populares, infância nas praças e rodas de brincadeiras: que figuração social é possível na contemporaneidade em Bezerros-Pernambuco? |
Autor(es): | SANTOS, Valéria Mendonça dos |
Palavras-chave: | Jogos Recreativos; Crianças; Cultura |
Data do documento: | 26-Jan-2017 |
Citação: | SANTOS, V. M. |
Abstract: | Este trabalho discute as noções de jogo popular caracterizado enquanto parte da cultura material e imaterial e a relação que o mesmo estabelece em sua apropriação com a condição de ser criança. Do ponto de vista metodológico buscou-se investigar a realidade encontrada dos jogos populares em meio às “rodas” de brincadeiras do mundo contemporâneo e as adventícias consequências disso no que remete a ideia de figuração social. Isso posto, Recorremos aos espaços das praças consideradas principais do município de BezerrosPernambuco e tentamos fazer um esboço do ambiente, dos indivíduos, das brincadeiras e dos elementos considerados principais que interligam essas crianças ao ato de brincar. Não são poucas as discussões estabelecidas por diversos pesquisadores brasileiros sobre os jogos populares em tom de revisão. Só para exemplificar, citamos os casos de Bernardes (2008) com o título ‘Jogos e brincadeiras: ontem e hoje’; Cabral (1998), cujo tema é ‘Jogos populares infantis’ e ainda o trabalho de Aberastury (1971) ‘A criança e seus jogos’. Tomando por base alguns desses estudos e percebendo que pesquisas relacionadas com a temática apresentavam uma lacuna pelo menos de dez anos, propusemos uma investigação que caminhou pelo universo empírico onde foi utilizada a pesquisa de campo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18266 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Valéria Mendonça dos.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons